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TERA Online


Estilo de Jogo


O Tera online, possui um sistema de jogo que é definido em uma apresentação feita por David Noonan, o escritor chefe do Tera, no evento E3 Games, como 50% MMORPG e 50% Jogo de Ação. Alguns atributos como esquiva, aparar e redução de dano não constam no personagem, sendo uma ação a ser efetuada pelo jogador, ficando a encargo dele de desviar de golpes em sua direção, ou efetuar uma ação de bloqueio. O que diferenciaria cada classe do jogo, são as habilidades, que juntas com o comando do jogador fariam diferença para situações como a de ter que desviar de um monstro em investida.



Interação com o cenário


Toda a interação, seja ela com NPCs, ou itens no cenário, é feita através de proximidade com tais objetos. Chegando a distância mínima de interação, o personagem poderá executar ações relacionadas a tais objetos. Para o combate, uma mira central na tela, dará o ponto de coordenação para ataques, ficando bastante parecido com jogos de tiro. A mira central mudará de formato quando estiver mirada em um monstro, detalhando também as informações de distância do personagem para o mesmo.



História


O mundo de TERA começou a um milenio atrás, quando dois titãs de inimaginável poder, Arun e Shara, se encontraram formando um poderoso vazio. Por razões que podemos apenas deduzir, eles cairam em profundo sono e enquanto dormiam, TERA cresceu em volta deles, tomando sua forma atual.
Nos locais onde Arun e Shara caíram em sono profundo o mapa possuia os seus formatos, que acabaram acumulando desertos, montanhas, rios e florestas, e os continentes agora possuem seus nomes.
Mesmo para um titã de tal poder, todo sono dá chances aos sonhos. Assim, enquanto Arun e Shara dormem, seus sonhos se materializam alterando a geografia e criando novos organismos e tipos de poderes. E enquanto sonham, novas criaturas denominadas "mortais", são criadas.
Arun através dos seus pensamentos em sono, criou os ambiciosos Elfos, Humanos habilidosos, honrados Amani, poderosos Gigantes, sistemáticos Daevas e encrenqueiros Poporis. Shara sonhou com ardilosos Sikandari, Gulas e Vampiros sombrios, Wendigos violentos, Fadas estranhas e Nagas.





Raças:


As Raças e classes de TERA são bem divertidas. Atualmente existem sete raças a sua escolha:



Amani 

Os Amanis foram criados pelo Deus Amarun, travam uma guerra prolongada com os Devas. Enfraquecidos pelo conflito, Amarum foi morto por Tithus, o Deus dos gigantes, e os Amanis foram escravizados pelo império dos gigantes. Libertados pela Deusa Kaia, os Amanis aprendem o sentido da cooperação e ajudam os Humanos a defender Essenia durante a invasão dos Altos Elfos.



Baraka

Os Barakas são gigantes nômades que trilharam seus caminhos mais tranquilos a procura de conhecimentos. Os deuses destruíram sua cidade mas pouparam o povo de Barakas. Desde aquela época, os Barakas foram convidados por vários povos a serem bem vindos, porém, tradicionalmente, os Amanis mantinham distância dos Barakas por causa da história infeliz entre Amanis e gigantes, mas com o novo espírito de amizade fomentada pela federação, as velhas fedidas começam a se curar.



Castanics

Os Castanics tem origem demoníaca ou necromântica onde eram chamados de Devas. Atualmente forjam o seu próprio destino, vivem com o seu próprio código de honra. Após seu Deus Balder ter sido traído por construir um artefato que causou sua morte, a maioria dos castanics rejeitam totalmente os deuses, acreditando que eles não valem a pena e que aqueles que os defendem são covardes demais para cuidar do próprio destino. Cidade natal é Castanica.



High Elfs

Os Altos Elfos a 100 anos atrás, invadiram o território dos Humanos na esperança de conquistar a cidade de Essenia, porém os Amanis, Barakas, Poporis e Elins, junto aos humanos, quebraram a ofensiva estratégia dos Elfos. À 3 mil anos após terem perdido a guerra contra os humanos, os Elfos adotam uma nova estratégia: acomodar as mudanças e abraçar a Federação de Valkyon.



Humanos

O Deus Gidd criou a raça Humana, mas deu-lhes as costas quando eles o pediram uma nova cidade, com isso fez com que os humanos conspirassem para roubar os tesouros inestimáveis de Gidd, o mesmo os amaldiçoou a vagarem eternamente. A Deusa Velik, teve pena dos humanos e os concedeu uma nova casa, que havia sido negada por Gidd, criando a cidade de Velika para os Humanos e lá eles ficaram destinados a estabilizar o mundo com garra e valor, procurando prosperidade e paz através da Federação de Valkyon.




Popori

Os Poporis são guardiões dos animais e espíritos mágicos residentes na natureza. São protetores das florestas e possuem um perfeito senso de perigo como nenhuma outra raça. Os Poporis é um povo que surgiu da união entre duas diferentes raças, Elins e pequenas bestas da floresta.


Elins

As Elins são pequenas humanóides do sexo feminino. A Deusa Elinu as criou com a aparência da filha mais nova do desejo ingênuo de Arun, para a beleza e paz. Uma rainha Elin governa tanto as Elins quanto os Poporis. Cidade natal é Pora Elinu.




Classes


Arqueiro (Archer): 

São munidos de velocidade, utilizam o arco como arma principal, e a defesa é através de armaduras leves.


Berserker (Berserker): 

É uma classe considerada "tanque", com um foco em ataque, possuindo habilidades de derrubar no chão, carga, poderes que reduzem as estatísticas defensivas e aumentam as ofensivas, e ataques em área, utilizando machados de duas mãos e armaduras pesadas.


Lanceiro (Lancer):

Se utilizam de lança e escudo para em um grupo servir de parede. São tanques com foco em defesa e intimidação de inimigos, utilizam lança e escudo em conjunto com armaduras pesadas.


Místico (Mystic):

No mundo de um MMORPG são conhecidos como "buffers", ou seja, onde o foco é um pouco de cura, e suporte aumentando atributos de todos aqueles que participam do grupo em que ele está. Utiliza bastões e roupões.


Sacerdote (Priest):

Habilidades basicamente de cura, sendo a melhor das opções em personagem de suporte focada nesta habilidade. Utilizam cajados e roupões


Matador (Slayer):

Uma intermediário do Berserker com o Guerreiro, não sendo um tanque primário. Usa armaduras leves mas não possui a mesma mobilidade do Guerreiro, possui ataques em área e o dano de um Berserker, mas não a mesma defesa, por não usar armaduras pesadas.


Feiticeiro (Sorcerer):

Geradores de dano que possuem magias que causam estragos secundários, como redução de velocidade. Utilizam o "disco" como arma, que é uma espécie de simbolo que flutua ao redor de seu portador, e roupões.


Guerreiro (Warrior):

Outro combatente corpo-a-corpo, com foco na evasiva, multiplos ataques que provém das duas espadas equipadas, e utilizadores de armaduras leves e habilidades que permitem uma esquiva mais efetiva de seus inimigos






Curiosidades

Você sabe as passivas e ativas de cada raça de Tera Online? Aqui estão algumas delas:

Aman: Quando estão com menos de 30% do HP, eles recebem menos 10% de dano.

Baraka: Tem mais 10 pontos de resistência contra imobilidade.

Castanic: A chance de acertos críticos aumenta quando se ataca um inimigo pelas costas.

Elin: Elins podem correr e nadar mais rapidamente.

High Elf: A cada 2 horas o elfo pode recuperar totalmente seu MP, além de sua recuperação após uma derrota.

Human: Quando seu HP está a baixo de 30% ele leva menos dano de outros jogadores.

Popori: Eles podem aumentar sua velocidade de movimento a cada 30 minutos.


Segue abaixo um vídeo que achei muito bacana, que explica muito bem sobre a jogabilidade de cada classe:



Algumas imagens:

















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Autor: Ítalo Dias
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